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VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA O APROVEITAMENTO DE CINZAS PESADAS DE CARVÃO GERADAS EM TERMELÉTRICAS, PARA A CONSTRUÇÃO DE BASES E SUB-BASES DE PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS (2015)

por Antonio Fonseca publicado 02/05/2016 16h59, última modificação 02/05/2016 16h59

Autor:  Luciano Moises Sippert Santarem – engenheiro e servidor público lotado no Serviço de Engenharia na Superintendência Regional do DNIT no Rio Grande do Sul (SR/DNIT-RS)

 

Dissertação de mestrado apresentada para a banca examinadora do curso de mestrado em Avaliação de  Impactos  Ambientais  do  Centro  Universitário La  Salle  –  Unilasalle,  como  exigência  parcial para obtenção do grau de Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais.

 

Resumo:  Atualmente, as cinzas pesadas residuais de carvão queimado em termelétricas brasileiras, são depositadas  em  bacias  de  sedimentação  e  aterros  de  resíduos  sólidos  industriais,  com  raras situações  de  aproveitamento.  Caso  a  sua  disposição  final  não  contemple  um  tratamento adequado  para  evitar  a  percolação  de  água,  as  cinzas  pesadas  podem  causar  significativo impacto  ambiental  no  solo,  nas  águas  subterrâneas  e nas  águas  superficiais,  devido  à lixiviação e solubilização de elementos tóxicos, presentes  em sua composição química.  

Leia a íntegra do trabalho  (Arquivo em formato .pdf – 45,4 Mb)