Você está aqui: Página Inicial > CAPACITAÇÃO > Eventos

Eventos

por jorge.pereira publicado 08/12/2016 15h32, última modificação 06/06/2017 15h05

NOVO MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS

O Termo de Execução Descentralizada - TED 682/2014 firmado entre o DNIT e a UFRJ/COPPE para a elaboração de um novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos tem como uma de suas metas capacitar engenheiros e Analistas em Infraestrutura de Transportes do DNIT, mediante a realização de treinamentos e cursos, aprimorando a compreensão da Mecânica dos Pavimentos e treinando os participantes na análise e execução do dimensionamento Mecanístico-Empírico (M-E).

Nesse sentido, considera-se de fundamental importância para a efetividade do aprendizado que o treinamento seja prático, realizado com o software denominado SisPavBR, baseado no SisPav desenvolvido na tese de doutorado de Filipe Franco, em 2007, realizada na COPPE sob a orientação da Professora Laura Motta, Coordenadora da COPPE no Projeto.

 Para o treinamento prático estão programadas quatro turmas de cinco alunos, com duração de dois dias. O treinamento da primeira turma, para servidores do IPR, foi realizado nos dias 03 e 04 de maio de 2017. O segundo treinamento será realizado nos dias 29 e 30 de junho de 2017 e destinado a servidores da Coordenação Geral de Desenvolvimento de Projetos, da Diretoria de Planejamento e Pesquisa, e servidores da Coordenação Geral de Construção, da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária, do DNIT. O terceiro e quarto treinamentos são destinados a servidores das Superintendências Regionais e estão programados, respectivamente, para os dias 24/25 de agosto de 2017 e 26/27 de outubro de 2017.

Será realizado, também, curso de Mecânica dos Pavimentos Asfálticos, em 2017 e 2018. Esse curso foi concebido visando à transferência de conhecimento técnico-científico dos fundamentos teóricos e experimentais do dimensionamento de pavimentos, enfatizando o meio físico tropical brasileiro. Estão previstas duas turmas para o curso, com duração de cinco dias cada. O curso para a primeira turma será realizado no período de 18 a 22 de setembro de 2017, sendo composto pelos quatro módulos descritos a seguir:

Módulo I: Introdução à mecânica dos pavimentos, consideração do tráfego no dimensionamento e análise de tensões e deformações;

Módulo II: deformidade de materiais de pavimentação (solos, britas e misturas asfálticas), ensaios de laboratório, modelos de desempenho e função de transferência;

 Módulo III: dimensionamento mecanístico-empírico, o sistema SisPavBR - princípios, dados dos materiais, verificação e dimensionamento, critérios, Nível A e Nível B, avaliação de pavimentos - funcional e estrutural, retroanálise de bacias de deflexão;

Módulo IV: apresentação do Guia do método M-E, evolução futura do método SisPavBR - Nível B, perspectivas das novas pesquisas pela Rede Temática Asfalto, dúvidas dos participantes, discussões e sugestões de melhorias em geral.

Os currículos dos servidores que quiserem participar dos treinamentos ou da primeira turma do curso devem ser enviados, para seleção, ao e-mail ipr@dnit.gov.br até o dia 31 de julho de 2017.

 Para o primeiro curso será garantida uma vaga para cada Superintendência Regional. As despesas com diárias e passagens deverão ser custeadas pelas Superintendências. 

 

Público alvo: servidores com perfil de especialista em pavimentação e geotecnia.

Local: Laboratório da COPPE/UFRJ, na Cidade do Rio de Janeiro.