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IPR/DPP apresenta relatório de execução do Plano Educacional Anual 2018

por Francisco Magalhães Dias publicado 15/03/2018 09h25, última modificação 27/12/2018 08h19
Cursos Técnicos do IPR realizados em 2018

          Ao finalizarem-se as atividades educacionais do corrente ano, a Coordenação do IPR/DPP divulga a seguir uma síntese do Relatório de Execução das atividades do Plano Educacional Anual (PEA) - IPR de 2018, em que foram previstos a realização de 8 (oito) cursos, sendo que além desses foi organizado também um curso relacionado ao Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 682/2014 entre UFRJ/COPPE e DNIT/IPR.

          No corrente ano foram efetivamente realizados 7 (sete) cursos, uma vez que dois cursos ficaram inviabilizados devidos às restrições orçamentárias apresentadas após o mês de outubro. Esses sete cursos contaram com a participação de 190 (cento e noventa) alunos. Com este efetivo de alunos e tendo os cursos a carga horária de 32 horas, totalizaram-se 224 horas de aula e 6.080 horas de capacitação de servidores no ano de 2018. Os 6 (seis) cursos do PEA/IPR-2018 tiveram a participação de 11 (onze) instrutores, os quais foram remunerados com a Gratificação de Encargos de Cursos e Concursos - GECC.

          Alguns aspectos sobre os participantes e a execução dos cursos:

          A participação de 190 servidores representou em média o atendimento de 12,9% do público-alvo dos cursos do IPR de servidores lotado nas Unidades Administrativas do DNIT, que são de aproximadamente 1.468 servidores ocupantes dos cargos de Analistas em Infraestrutura de Transportes - AIET; Engenheiros - ENG; Técnicos de Estrada - TE e Técnicos de Suporte em Infraestrutura de Transportes – TSIT;

  • 85% foi a média geral dos cursos no grau de Atendimento das Expectativas dos participantes, conforme dados das Avaliações de Reação realizadas ao final de cada curso, sendo que o item “Instrutores” obteve a melhor média geral no atendimento das expectativas do aluno com índice de 92,6%.
  • 43 anos foi a média da idade dos alunos;
  • 66,8 % possuíam curso de Pós-graduação, 29,5% Graduação e 3,7% nível médio;
  • 83,2% eram do sexo masculino;

 

          O ano de 2018 também foi marcado por diversas inovações na execução do PEA/IPR, vejam elas:

  • Seleção interna para o Cadastro de Instrutores do IPR: possibilitou ampliar a transparência da seleção dos instrutores e dar acesso a todos servidores, bem como atender às atribuições contidas no Inciso XII, do artigo 106 do Regimento Interno do DNIT (Edital nº 001/2018-IPR);
  • Processo seletivo para inscrição e participação como aluno nos cursos do IPR: ampliou a transparência da seleção de alunos dos cursos do IPR com a definição e divulgação prévia de regras e critérios objetivas para a seleção dos participantes dos cursos  (Edital 002/2018-IPR);
  • Ferramenta de Gestão de Projetos - Trello: auxiliou a execução das ações educacionais, em especial para potencializar a parceria existente entre IPR e COTREN/CGGP, possibilitando maior agilidade no trabalho realizados entre unidades localizadas em distintos estados. A ferramenta teve sua utilização fomentada pelo Escritório de Gestão Estratégica e Riscos Corporativos – EGE/DIREX;
  • Ferramenta Acadêmica Plickers: auxiliou os instrutores na realização do teste aplicado ao final do curso e foi implementada de forma experimental, tendo demonstrado ser uma inovação eficiente no auxílio da aplicação e correção dos testes de maneira ágil, prática e interativa;
  • Ferramenta de Comunicação WhatsApp: facilitou a comunicação com os servidores selecionados para os cursos, bem como a criação de grupo para contato exclusivo e direto entre os instrutores e a equipe educacional do IPR;
  • Livro de Registro de Certificados - digitalizado: para modernizar e adequar-se ao processo de digitalização, os procedimentos para o registro dos certificados emitidos pela Coordenação do IPR passaram a ser digitalizados e são agora apresentados no Livro de Registro de Certificados do IPR em formato digital.


         Por fim, esperamos que as inovações e as melhorias nas ações educacionais possam contribuir para aperfeiçoar o processo contínuo de formação, capacitação e desenvolvimento das competências essenciais dos servidores do DNIT para que possam desempenhar suas atividades com alta eficiência e eficácia e, assim, contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados pela Autarquia à sociedade.

          Veja abaixo algumas imagens realizadas durante os cursos:

Servidores participantes do curso de RPFO.

Aulas práticas do curso de Ensaios Laboratoriais de Geotecnia e Asfalto.

Instrutor aplicando teste com o aplicativo Plickers - Curso de Avaliação Estrutural e Funcional de Pavimentos Rodoviários

 Fonte: IPR e publicação na Intranet do DNIT (ASCOM/DNIT)